O que previne: Infecção pelo vírus Influenza, que é o causador da Gripe.
As vacinas estão entre as principais conquistas da humanidade. Graças a elas, conseguimos controlar várias doenças e até mesmo erradicar outras. Além das vidas preservadas, as vacinas proporcionam redução de internações e diminuição do adoecimento por doenças imunopreveníveis. Em meio a tantos benefícios, é difícil não se perguntar: como, afinal, as vacinas funcionam? Quais estão disponíveis? Para quem estão indicadas?
As vacinas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos que atuam contra os microrganismos que provocam doenças infecciosas, protegendo o indivíduo em contatos futuros.
O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Imunizações disponibilizam um calendário de vacinas com as indicações para as diversas faixas etárias e gestantes.
O que previne: Infecção pelo vírus Influenza, que é o causador da Gripe.
O que previne: Infecções causadas pelos vírus da Hepatite A e Hepatite B.
Previne a Herpes Zóster. Indicada para pessoas acima de 50 anos de idade.
Indicada para meninos e meninas. Protege contra o câncer do colo do útero, dos órgãos genitais, boca, garganta, além de verrugas genitais.
O que previne: Meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B.
O que previne: Meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
As duas vacinas são recomendadas para crianças a partir de 2 meses de idade.
O que previne: Doenças causadas por 23 tipos da bactéria pneumococo (Streptococo pneumoniae).
Previne mais de 90% das doenças graves (Pneumonia, Meningite, Sepse) em crianças. Em idosos, 45% contra pneumonia e 75% para meningite ou sepse.
O que previne: Difteria, Tétano, Coqueluche e Poliomielite.
O que previne: Sarampo, Caxumba e Rubéola.